quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Importância dos contextos na expressão das emoções

Será importante considerar o contexto onde se dá uma comunicação quando se pretende avaliar as experiências emocionais na mesma?
Considero que seja de extrema importância, uma vez que quando falamos de comunicação mediada por computador e comunicação face a face existem claras diferenças na forma como esta se processa, como tal será importante importante termos em conta as diferenças contextuais.
Uma vez afirmado que existem diferenças entre estes dois contextos, que diferenças são essas?


Quando se compara a forma como as emoções são comunicadas na Comunicação Mediada por Computador e Face a Face, é importante considerar as diferenças contextuais nestes dois modos de comunicação. A característica mais importante que distingue estes dois contextos e que é relevante para o estudo do papel das emoções é a sua diferença na presença social (Short, Williams, & Christie, 1976 cit. in Derks, Fischer, & Bos, 2008). Manstead et al. (2008, cit. in Derks et al., 2008) propôs duas dimensões de presença social, as dimensões física e social. A dimensão física refere-se ao estar-se presente fisicamente num lugar, refere-se ao estar fisicamente no mesmo lugar com outra pessoa, enquanto que a dimensão social geralmente refere-se à medida em que a presença de outra pessoa é mais saliente, podendo este aspecto remeter para a menor consciência sobre a outra pessoa, uma vez que a visibilidade é reduzida (Derks et al., 2008).

Fonte:
Derks, D., Fischer, A., & Bos, A.; The role of emotion in computer-mediated comunication: A review; Computers in Human Behavior 24 (2008), pp. 766 - 785

Sem comentários:

Enviar um comentário